Panetone recheado com mousse

Avalie esta receita

Ingredientes

Mousse de Chocolate:

1 barra de chocolate meio amargo picado

200g de manteiga sem sal

2 xícaras de açúcar

6 gemas

4 claras em neve


Cobertura:

200g de chocolate meio-amargo

50g de creme de leite fresco


Panetone: 

1 Panetone de chocolate




Modo de preparo

Preparo da Mousse:
Derreta o chocolate em banho-maria e reserve. Bata a manteiga com o açúcar (na batedeira). Junte as gemas uma a uma e misture bem. Adicione o chocolate derretido e bata até misturar bem. Adicione as claras em neve e misture com um pão-duro (espátula de borracha).

Panetone:

Corte a tampa dele e remova parte do miolo da tampa com uma colher. Com uma faca, faça um corte no interior do panetone, deixando uma borda de 2 cm de espessura. Usando uma colher, retire o miolo com cuidado para não romper a casca. Reserve parte do miolo retirado. Aperte a base do panetone com o fundo de um copo. Enrole-o em um pedaço de papel-alumínio duplo (isso vai ajudar a firmar o recheio depois) e reserve. Recheie a tampa com um pouco da musse. Recheie o panetone alternando camadas de musse e pedaços pequenos do miolo reservado. Feche com a tampa, coloque sobre um prato e leve à geladeira por 4 horas ou até firmar bem.

Cobertura: 

Em uma panela, esquente o creme de leite fresco e adicione ao chocolate meio-amargo já derretido em banho-maria. Na hora de servir retire o alumínio e cubra o panetone com a mistura de chocolate, de modo que não apareça o corte feito anteriormente. Leve para gelar por pelo menos 15min e sirva em seguida.

Enfeite e decore a gosto.





Rendimento

10 porções

Tempo de preparo

4h e 15min

Compartilhe

Imprimir Receita