Pernil ao Limão

Avalie esta receita

Ingredientes

1/4 xícara (chá) de óleo (60 ml)

1 cebola picada grosseiramente (200 g)

5 dentes de alho grandes

1/2 colher (sopa) de chimichurri

1/2 colher (sopa) de páprica picante

1 colher (sopa) de colorau

1 colher (sopa) de sal

1 pernil suíno sem osso (+/- 1,8 kg)

1/2 xícara (chá) de manteiga com sal (100 g)

suco de 2 limões (100 ml)


Modo de preparo

No liquidificador, coloque ¼ xícara (chá) de óleo, 1 cebola picada grosseiramente, 5 dentes de alho grandes, ½ colher (sopa) de chimichurri, ½ colher (sopa) de páprica picante, 1 colher (sopa) de colorau, 1 colher (sopa) de sal e bata bem.

Coloque 1 pernil suíno sem osso dentro de um saco plástico e despeje a mistura do liquidificador. Retire o ar de dentro do saco, apertando-o de baixo para cima até a boca. Assim, todo o ar vai sair e o tempero vai ficar totalmente em contato com a carne. Dê um nó no saco e leve à geladeira por 24 horas.

Numa frigideira, em fogo médio, aqueça ½ xícara (chá) de manteiga (com sal) e suco de 2 limões, mexendo sempre até derreter a manteiga. Apague o fogo e reserve.

Depois de 24 horas, retire o pernil da geladeira, coloque numa assadeira e, com uma seringa culinária, vá injetando a mistura de manteiga e limão em toda a carne. Despeje o caldo da marinada (que ficou no saco plástico) sobre a carne e cubra a assadeira com papel alumínio, fechando bem.

Leve ao forno preaquecido a 250° C por 1 hora. Abra o forno, retire o papel alumínio e volte ao forno por +/- 1 hora ou até dourar, regando de vez em quando o caldo que se formar na assadeira. Retire do forno, transfira o pernil para uma travessa, fatie e sirva. 


Rendimento

8 porções

Tempo de preparo

2 horas

Compartilhe

Imprimir Receita