Quindim sem glúten e sem lactose

Avalie esta receita

Ingredientes

200g gemas

110g coco ralado 

280g açúcar refinado

2 col chá clara

30g margarina sem leite derretida, a temperatura ambiente

1 col chá extrato de baunilha

¼ xícara de glucose



Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 190 graus.

Aqueça a glucose no microondas por 15-20 segundos, até que fique mais líquida. Ponha 1 colher de café no fundo de forminhas de quindim e gire para “untar” as forminhas, como se faz com as fôrmas de pudim. Deixe as fôrmas descansando para a glucose endurecer por 20 minutos.

Bata num processador (ou liquidificador) o açúcar e o coco ralado, para que fique uma mistura bem fina. Transfira para uma tigela e amasse com as mãos para garantir que o açúcar fique bem misturado com o coco. Com uma colher de pau junte as gemas e a clara. Mexa até que fique homogêneo. Adicione a margarina derretida e a baunilha e mexa até tudo estar incorporado. Encha as forminhas de quindim (é preciso encher completamente as forminhas). Deixe descansando fora do forno por 20 minutos.

Coloque as forminhas numa assadeira e leve ao forno- encha a assadeira com água quente (para fazer um banho maria) o suficiente para cobrir metade da altura das forminhas. Cubra com um papel alumínio e asse por 30 minutos. Retire o papel alumínio, abaixe o fogo para 175˚C e asse mais 20 minutos, até que a superfície esteja bem corada e firma ao toque. Retire do forno.

Desenforme os quindins mornos - quase frios. Para isso basta pressionar um dos lados da superfície do quindim e ir apertando com cuidado, seguindo o formato da fôrma.


Fonte: icouldkillfordessert.com.br

Rendimento

16 quindins

Tempo de preparo

3 horas

Compartilhe

Imprimir Receita